Fundamental l

         Durante um percurso de estudo que dura cinco anos, chamado de Ensino Fundamental I, crianças de 10 anos de idade recebem a formação que as ensinará a progredir na educação e a exercer a cidadania. O avanço é o passo natural após a conclusão da Educação Infantil e representa mudanças significativas na vida escolar da criança. A Escola Geração Futuro com espaços acolhedor e adequados, com número de alunos reduzido em sala de aula e atendimento individualizado e reforço contínuo.

Pilares da educação

Na Geração Futuro assumimos a responsabilidade em promover o processo de ensino e aprendizagem baseados nos pilares da educação: 

Metodologia
CLIL

Com este projeto iremos proporcionar uma educação que visa desenvolver o bilinguismo, para isso nossas aulas serão em inglês e não de inglês, com uma metodologia CLIL, nosso aluno irá adquirir a segunda língua de uma forma contextualizada, desenvolvendo as quatros habilidades, ler, escrever, ouvir e falar inglês de uma forma significativa e fluente. Aprendem a exercitar o pensamento contextualizado as novas informações com a realidade de maneira natural.

Construção do conhecimento

Os alunos são estimulados a enfrentar novos desafios, pois é nessa fase que ocorre o amadurecimento necessário para que incorporem eficientemente o ofício de estudante com responsabilidade.A Escola Geração Futuro procura estimular a identidade, a autonomia, a autoconfiança, a tolerância, a expressão de desejos, a reciprocidade e a responsabilidade, utilizando o diálogo como regra básica para o convívio social, priorizando a qualidade de ensino e tendo os pais como parceiros e em contato direto com a Escola.

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica é elaborada de forma  a atingir o objetivo de realizar uma educação verdadeira, desenvolvendo a capacidade crítica e criativa, pela arte e pela leitura, incentivando a reflexão sobre a prática e a pesquisa,  pautada na concepção sociointeracionista. A partir daí, surge um movimento que tem uma visão diferente das escolas tradicionais da época, focando no aluno o centro da aprendizagem. Vygotsky e Piaget que abordavam a teoria do desenvolvimento e a aprendizagem.

Metodologia

Nossa metodologia viabiliza o conhecimento de forma participativa e significativa para o aluno. As atividades têm como objetivo oportunizar a aprendizagem individual e em grupo. É pela aprendizagem nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental, segundo LEV VYGOTSKY, propondo uma ação pedagógica com atividades, dinâmicas e diversificadas.Tem como objetivo geral, assegurar e promover o bem estar e o desenvolvimento do estudante em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e linguístico, moral e social, mediante a ampliação de suas experiências e o estímulo ao interesse pelo conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.

Aprender é essencial!

Etapas do Ensino Fundamental I

Adaptação à rotina escolar

Com ensino de qualidade, do 1º ao 5º ano são fatores decisivos para o desenvolvimento cognitivo de habilidades e aptidões.

Entre as principais aflições da família em relação à entrada no Ensino Fundamental, a maior parte pode ser resolvida com uma boa conversa, ou durante a preparação da criança para esse novo ciclo. Já o aprendizado que a criança receberá e como irá aproveitá-lo só vão ser conferidos na prática e, por isso, é preciso estar atento às necessidades que cada novo ano deve suprir na vida escolar. Na Escola Geração Futuro as Etapas do Ensino Fundamental I são trabalhadas assim:

1º ANO

Durante o primeiro contato com essa etapa da educação, a criança tende a formar vínculos sociais, tornando a ida a escola um momento agradável. Elas também já têm autonomia para transitar pelo espaço e noções de organização com os próprios materiais e tarefas. O processo de alfabetização acontece pelo método fonético (som das palavras), é o melhor para ler e escrever, tem mais a lógica com o célebro, buscando outras alternativas para a eficiência na alfabetização no final do ano as crianças estão alfabetizadas.

Em matemática, o aluno estará pronto para resolver situações – problemas que envolvam contagem e medidas, significados das operações e seleção de procedimentos de cálculos.Acreditamos que as culturas lúdicas e corporais têm espaço privilegiado no currículo dos nossos pequenos, pois são as melhores maneiras para eles se relacionarem na escola, sociedade, família e outros ambientes. É no jogo que eles assimilam, recriam a experiência sociocultural dos adultos e constroem seus próprios conhecimentos, experimentando e representando o mundo real.

2º ANO

A criança fica ainda mais curiosa e responsável, e, por esse motivo, está aberta para novas experiências e orientações dos professores. Aos sete anos, espera-se que os alunos já estejam alfabetizados e possam compreender mensagens compatíveis com a etapa de aprendizado.

Em matemática, esperasse que realizem cálculos mentais e por escrito, utilizando estratégias pessoais, convencionais e resoluções de problemas e a interpretação do valor de cada uma das ordens.

A escrita e a leitura são altamente exploradas e estimuladas e inicia-se a escrita espontânea (produção de texto).  Nas aulas de ciências, eles começam a conhecer os seres vivos, dando ênfase as plantas e animais em história e geografia, adquirem percepção sobre o meio em que vive.

3º ANO

Nessa fase, o aluno começa a ter opinião própria e a expressar-se melhor, se preocupa com a ortografia. A produção de texto são aprimoradas e a escrita está bem elaborada e continua sendo explorada.

Em matemática identifica os cálculos mentais, escritos e diferentes situações matemáticas.Compreende as diferenças de textos, o que incentiva a apresentação de conhecimentos que estão distantes da sua rotina, como aulas sobre a História, Ciências e Geografia.

4º ANO

"Educação transforma pessoas, Pessoas transformam o mundo." -Paulo Freire

A partir o 4º ano, o estudante já é capaz de estabelecer relações entre os conteúdos aprendidos em sala de aula, e, por isso, o ensino deve ser multi e interdisciplinar. Assim, ele já pode expressar suas ideias em diferentes formatos e situações, seja em uma tabela na aula de matemática, pesquisa nas aulas de história e geografia.

"Educa é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra." -Ânísio Teixeira

O cálculo é incentivado nas mais diferentes situações de aprendizagem. Elaboração de atividades com calculadoras, verbalmente e por escrito. Situações problemas cumprem importante papel no sentido de propiciar a interação com diferentes significados das quatro operações.

Nesse ciclo, a criança já está habituada às necessidades de higiene e de nutrição e entende sobre as doenças relacionadas ao assunto.

"O gosto pela aprendizagem é a inspiração que o mundo precisa para evoluir."

O aluno deve concluir os estudos sobre temas como vida e ambiente, ciência e tecnologia, ser humano e saúde e Terra e Universo. Também deve compreender aspectos culturais em diferentes tempos e espaços, além de transformar dados e informações numéricas em conhecimento e representações práticas. Aprofunda a possibilidade por meio de atividades de utilizarem melhoras, diagramas, tabelas e gráficos, conseguindo ler informações representadas nos meios de comunicação. Estão aptos a ler e escrever muito bem, produzindo textos orais e escritos.

Um livro é um brinquedo feito com letras Ler é brincar
-Rubem Alves

Em Matemática a socialização de procedimento e registro de medição de tempo, capacidade, massa e comprimento, frações, números decimais, porcentagem, situações problemas envolvendo números fracionários, etc.

No término do 5º ano os alunos estão desenvolvidos e preparados, quanto seguir no Fundamental II com sucesso nos estudos.

Nossa escola é BILÍNGUE !

As aulas são em inglês e não de inglês, nossos alunos irão adquirir a segunda língua de uma forma contextualizada, desenvolvendo as quatro habilidades, ler, escrever, ouvir e falar inglês de uma forma significativa.

O ensino bilíngue também pode ser decisivo para os alunos conquistarem oportunidades profissionais de maior qualidade no futuro. O domínio prático do idioma é um diferencial bastante valioso em praticamente todos os mercados. Aprender uma língua estrangeira pode não ser uma tarefa muito fácil e, por isso mesmo, essa é uma atividade que demanda do aluno uma maior capacidade de concentração para entender novas regras e lógicas de comunicação. Tendo em vista os benefícios trazidos pelo ensino bilíngue, fica nítido o quanto ele pode ser positivo para o desenvolvimento dos alunos. Trata-se de um modelo que requer o devido preparo para ser implementado, mas que pode se adaptar a múltiplas estruturas diferentes.

 

 

Espanhol

Desde 2020, iniciamos mais uma nova língua estrangeira, o Espanhol dentro do currículo. Com toda a infraestrutura e tecnologia que o aluno precisa para aprender um novo idioma. Chamamos bilinguismo a situação linguística em que os falantes utilizam alternadamente duas ou mais línguas. O Espanhol tem ganhado seu espaço internacionalmente e se tornado relevante e expansivo dentro de um mundo globalizado no qual as relações comunicativas e linguísticas têm se tornado cada vez mais importantes em seus mais diversificados contextos: social, acadêmico, profissional e cultural. A necessidade de interação dinâmica das relações interpessoais no mundo contemporâneo e conectado é uma realidade presente nas mais variadas faixa-etárias nas quais destacam-se aqueles que dominam não apenas o código, mas também as diversas mensagens e canais comunicativos, pensando nisso, o ensino de língua espanhola destinado somente  aos anos finais do ensino fundamental, na Escola Geração Futuro tem seu início nos anos iniciais (1°ano ao 5° ano). Pauta-se na didática dinâmica de ensino-aprendizagem interativa e contextualizada em vivências dos discentes de modo que ocorra a aquisição e ampliação do vocabulário, bem como a sistematização de noções gramaticais básicas próprias da língua espanhola propiciando desta maneira uma aprendizagem significativa e um melhor desempenho sociocomunicativo no cotidiano no qual estão inseridos.

Loading...